sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oração subordinada substantiva

Das frases "Ele falou: eu o odeio"; "Não preciso de você: sei viver sozinho"; "Sabendo que havia um grande estoque de roupas na loja, quis ir vê-las: era doida por vestidos novos"; "Fez três tentativas, aliás, quatro. Nada conseguiu" e "Havia apenas um meio de salvá-la: falar a verdade" há somente uma oração subordinada substantiva apositiva.

(    ) CERTO
(    ) ERRADO

Resposta: Somente o último período apresenta oração que explica o sentido da frase anterior: falar a verdade é o único meio de salvá-la.

Em "Nunca me esqueci de que você me traíra" e "Tenho aversão a que me critiquem", a primeira oração destacada denomina-se subordinada substantiva objetiva indireta, e a segunda, completiva nominal.

(    ) CERTO
(    ) ERRADO

Resposta: certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário