Em um país cujo governo se acostumou a controlar tudo — inclusive a Internet, monitorada 24 horas por dia por milhares de censores —, não surpreende que se tente domar a meteorologia. Agosto, mês em que serão disputados os Jogos Olímpicos, é uma época chuvosa em Pequim. Para que um temporal não estrague as cerimônias de abertura e de encerramento, os chineses decidiram recorrer a uma técnica conhecida como nucleação de nuvens. Bombardearão os céus com iodeto de prata, substância catalisadora de chuva. Se nuvens negras se aproximarem de Pequim nos dias de início e fim das Olimpíadas, lançadores de foguetes estarão a postos para induzir a chuva antes que ela chegue ao Estádio Olímpico.
A nucleação de nuvens não é uma técnica nova. O custo elevado em relação aos benefícios faz com que seu uso seja apenas ocasional, mesmo nos Estados Unidos da América, país onde surgiu, nos anos 40. Na China, ela é empregada em grande escala para corrigir desigualdades entre regiões secas e chuvosas.
- De acordo com o texto, nada — nem a Internet, nem a meteorologia, nem as Olimpíadas — escapa ao rígido controle do governo chinês.
- Durante as Olimpíadas de 2008, os chineses bombardearão os céus com iodeto de prata para que não chova em Pequim.
- Na China, apesar do custo elevado da nucleação de nuvens, essa técnica, utilizada frequentemente em grandes eventos, será usada nas Olimpíadas, que ocorrerão em agosto deste ano, época chuvosa em Pequim.
- Infere-se da leitura do texto que os chineses estão preocupados com o sucesso das cerimônias de abertura e de encerramento das Olimpíadas.
Letra D
Nenhum comentário:
Postar um comentário